10 passos para lidar com a depressão
- Bruna Leal
- 8 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
Texto adaptado : Adriana Santiago Fonte: http://papocabecacomadrianasantiago.blogspot.com.br/
1) Dê contorno a sua dor: escreva sobre o que você sente e busque o porquê de sua tristeza. A palavra escrita, organiza o pensamento e, por isto, delineia o foco do problema. Acredite, isto funciona muito. 2) Caso você tenha algo que volta sempre como emoção negativa, busque em seus pensamentos, o que causou a dor profunda. Entenda que você não pode voltar no tempo e fazer diferente. Também não é possível cobrar do outro o que ele não tem para dar. 3) Perdoar é o terceiro passo. Se há algo ou alguém que você não consegue perdoar, comece agora a tentar entender as razões de quem o ofendeu. Talvez, a pessoa em questão, nem saiba que te atingiu tanto. Pense da seguinte forma: “Estou travando a minha vida, quando já poderia ter usado esta energia presa para a minha evolução pessoal”. 4) Sempre se pergunte “para quê”, buscando entender o motivo de cada ação sua, positiva ou negativa. Isto é fundamental. 5) Todos os dias, a começar por hoje, se esforce para encontrar, no mínimo, três coisas boas que aconteceram no seu dia. Não precisam ser grandiosas. Pequenos acontecimentos, como: “tenho uma filha linda e com saúde” ou “ao acordar amanhã, tenho certeza que terei as três refeições principais”, ajudam a equilibrar os pensamentos e amenizar a tristeza.
6) Pense em alguém que lhe fez um bem e você não agradeceu devidamente. Escreva-lhe uma carta e, se for possível, entregue-a pessoalmente. Você não tem noção do quanto isto lhe causará fortes emoções positivas.
7) Faça uma lista de coisas que você gostaria de fazer e ainda não fez. Comece pelas possíveis e vá até as, teoricamente, impossíveis. Planeje, estabeleça prazos e comece. Você irá se sentir animado e com esperança de dias melhores. 8) Dedique-se! Com a paralisia da vontade trazida pela depressão, fica tudo muito difícil. Mas isto será fundamental para que você saia deste mar de melancolia. 9) Olhe para o lado! Tire o foco da sua dor e procure alguém que precisa da sua ajuda. Auxiliar o próximo é excelente remédio para minimizar a dor. 10)Procure um profissional qualificado para te ajudar a se manter firme no seu propósito. Estar bem amparado é fundamental para se restabelecer.
